Página Inicial / Eventos / Itapebi: Festa para Rainha do Mar Yemanjá reuniu milhares de devotos

Itapebi: Festa para Rainha do Mar Yemanjá reuniu milhares de devotos

Por: Marcos Almeida / Bahiananet.com.br


O sábado dia, 01 de fevereiro, aconteceu a 3ª Festa de Yemanjá em Itapebi. Foi na Cidade Histórica, popularmente chamada de Cidade Baixa, onde além do povão, também participaram das festividades o varias liderança políticas e a secretaria de Cultura Alane Souza. 

O evento realizado pelo Instituto Aganjú teve início às 15h00, saindo o cortejo da sede da entidade com destino à Cidade Baixa, onde houve apresentação das bandas Swingart10, Jarley Rosa e Banda alem da participação de Manga Show diretamente de Porto Seguro.

Foram entregues presentes a Yemanjá nas águas do Rio Jequitinhonha dos devotos a mãe Yemanja.

No dia  20 de dezembro de 2019  foi a provado uma Lei Municipal de Nº 692– Institui o Dia de Iemanjá no Município de Itapebi. No Artigo 2º – Para consecução do objetivo desta lei,  a Prefeitura Municipal de Itapebi  poderá promover eventos, palestras, seminários, cursos de outros, e ainda estender o período de comemoração que, poderá ocorrer do dia 1º a 9 de fevereiro.

A IMPORTÂNCIA DE IEMANJÁ NO BRASIL

Iemanjá é o orixá mais popular do Brasil, é o único que tem festas públicas e feriados em seu dia, 2 de fevereiro. Sua festa acontece em todo Brasil, mas ela também é saudada durante a virada do ano (31 de dezembro) e em 15 de agosto. É comum ver pessoas colocarem oferendas a Iemanjá no mar, vestidos de branco colocam presentes em barquinhos para a Deusa. Ela é a padroeira dos pescadores, por isso antes de ir para o mar, eles costumam pedir por proteção da deusa no dia de trabalho.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Rui Costa anuncia cancelamento do São João e prorrogação da suspensão das aulas no estado da Bahia.

Não haverá festejos juninos na Bahia, este ano. O anúncio do cancelamento do São João, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!