Página Inicial / De Olho no Poder / Itapebi: As movimentações pela troca de legenda já começaram

Itapebi: As movimentações pela troca de legenda já começaram

Por: Bahiananet.com.br / Juliana Almeida

Nesta terça-feira (31/03) inicia-se a famigerada janela partidária que permite a detentores de mandato eletivo trocar de partidos sem sofrer qualquer sanção. Alguns vereadores de itapebi já começaram migrar de partidos a fim da reeleição.

Rumores que circulam nas ruas de Itapebi pela rádio pião, é que o vereador e presidente Leonardo Ribeiro Dos Santos ‘’Léo de Noeme‘’ desfiliou do partido PSB – Partido Socialista Brasileiro e se  afilió ao partido PSD – Partido Social Democrático. O mesmo foi eleito em 2016, sendo o segundo vereador mais bem votado com um total de votos 278 somando 4.29%.

A reportagem estará procurando o presidente da câmara de vereadores de Itapebi para que o mesmo esclareça o motivo dessa troca de partidos.

Ao que se pode ver no cenário politico de Itapebi, é que muitas novidades ainda podem acontecer e até as que concluam as convenções partidárias, o portal de notícias bahiananet.com.br estará acompanhando tudo e te mantenho sempre bem informado.

Já no dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE. No mesmo mês, o tribunal vai lançar campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

 

Janela partidária: entenda como funciona a troca de partido para as eleições 2020.

 

Está aberto o período da janela partidária: vereadores que pretendem concorrer à reeleição na disputa deste ano podem trocar de partido sem punições. Até 2007, o “troca-troca partidário” podia ocorrer em qualquer momento do mandato. Agora os parlamentares precisam seguir algumas regras. Saiba o que é e como foi instituída a janela partidária:

O que é a janela partidária?

 

É o período no qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas eleições de 2020 podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato.

A janela partidária só vale para vereadores, que são eleitos pelo voto proporcional. Diferentemente dos prefeitos, que se elegem por votação majoritária – ou seja, vence o candidato mais votado -, vereadores dependem do quociente eleitoral. Na prática, é como se o mandato pertencesse ao partido, e não ao vereador, já que é a junção dos votos recebidos por todos os candidatos da sigla que determina a distribuição das cadeiras.

Dessa forma, ao longo do mandato, vereadores não podem trocar de partido sem justa causa, sob pena de deixar o cargo. A janela partidária é o único período em que essa troca é permitida sem justificativa. Ela é aberta em anos eleitorais.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Itapebi: Cleide do Mercado será ou não candidato a reeleição 2020

Por: Juliana Almeida / Bahiananet.com.br Na manhã desse sábado, a reportagem do site www.bahiananet.com.br foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!