Página Inicial / Noticias / BELMONTE: DESMORONOU O FAMOSO MONUMENTO DE BELMONTE

BELMONTE: DESMORONOU O FAMOSO MONUMENTO DE BELMONTE

O avanço do mar pode ter determinado o abalo da estrutura da famosa escultura do guaiamun gigante, no município de Belmonte, na Costa do Descobrimento. A estrutura veio abaixo por volta das 04:30h da manhã desta segunda-feira (17/02).

HISTÓRIA

Criada há quase trinta anos, a escultura era importante símbolo e ponto turístico da cidade, e representava a principal atração da gastronomia e da economia belmontenses: a pesca do crustáceo. Inclusive, Belmonte é conhecida nacionalmente como “cidade do guaiamum”.

A estrutura media oito metros de altura e não suportou a exposição ao mar e às diversas inundações provocadas pelo avanço das marés. Moradores e visitantes têm observado o avanço do mar em Belmonte, que visivelmente tem deixado um rastro de destruição na orla da cidade.

As águas que cercam a charmosa praia do mar morena, em Belmonte, chamada assim por conta da coloração amarronzada de suas águas em função da foz do Rio Jequitinhonha, está totalmente destruída.

Casas de praia, barracas, tudo foi destruído e o mar continua avançando.

A escultura do guaiamum gigante foi a mais recente vítima. Sabe-se que alguns comerciantes já havia feito alertas para esta possibilidade que acabou se concretizando.

Em contato com o prefeito de Belmonte, Janival Andrade, a redação do Blog apurou que uma vistoria realizada há mais de três meses já indicava o deterioramento da estrutura. “Não dava para recuperar, pois a estrutura de ferro já estava comprometida devido ao salitre”. informou o gestor.

Destroços do momento já foram retirados do local.

Fonte: blogdarosemarie

Sobre admin

Você pode Gostar de:

INDICADORES: Terça (30) começa com alta na arroba do boi gordo

Por: Bahiananet.com.br A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (30) com alta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!