O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), divulgou um pronunciamento nesta segunda-feira (21), sobre o combate à violência no estado. Na semana passada, pelo menos 12 pessoas foram assassinadas em Salvador e cidades da região metropolitana.
Já na noite de sábado (19), um ataque a tiros deixou cinco pessoas mortas no bairro Sete de Abril, na capital baiana. Até a manhã desta segunda-feira (21), nenhum suspeito havia sido preso.
"Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública da Bahia, para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência, que coloque em risco a segurança da nossa sociedade", afirmou o governador.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em pouco mais de 72h, as Forças da Segurança do estado alcançaram 93 suspeitos de integrar facções e descapitalizaram os grupos criminosos com as apreensões de cinco fuzis e 1,5 tonelada de maconha, cocaína e crack.
"A luta vai continuar com a mão firme do nosso governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade. Fui eleito para isso”, disse Jerônimo Rodrigues durante o pronunciamento.
O governador da Bahia afirmou ainda que se reuniu com o presidente Lula (PT) e o ministro Ricardo Lewandowski para aprofundar as ações de integração na segurança pública nacional.
Jerônimo Rodrigues afirmou que vai ampliar os investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos, equipamentos e integração no estado.
"Continuarão sendo feitos com prioridade, como também fazemos na educação, na saúde, na cultura e na área social. A minha determinação é de assegurar a atuação firme da polícia, na capital e no interior, com a força necessária, dentro da lei, para garantir a paz e a segurança do povo baiano”, completou.
Chacina com cinco mortos
Um ataque a tiros deixou cinco pessoas mortas no bairro Sete de Abril, em Salvador, na noite de sábado. Os corpos foram encontrados pela Polícia Militar na Rua Osório Valente, no Loteamento Bosque Real, por volta das 22h.
Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, as vítimas foram identificadas como Rodrigo de Lima dos Santos, Jackson Lima de Souza, Alan Veloso da Conceição, Jackson Reis Barbosa e o filho dele, Jackson Oliveira Barbosa. As idades deles não foram informadas.
Segundo a Polícia Civil, Alan foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de São Marcos, mas também não resistiu aos ferimentos.
Equipes da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar fizeram buscas na região, mas não encontraram suspeitos. Os corpos foram encaminhados para necropsia no Instituto Médico Legal. Ainda não há informações sobre o sepultamento das vítimas.
O DHPP informou que realiza diligências para tentar identificar e prender os autores do crime. Não há detalhes sobre a motivação do ataque.
Violênvcia em Salvador e RMS
Com estas cinco mortes, sobe para 22 o número de óbitos registrados dentro de oito dias em Salvador e região metropolitana. Ao menos cinco bairros da capital baiana ficaram sem circulação de ônibus por causa das consequências de episódios de violência.
Na cidade de Candeias, local do primeiro flagrante, cinco integrantes de uma facção, apontados como autores do abandono de corpos em Camaçari e Simões Filho foram interceptados. Outra ação destacada pela pasta aconteceu no bairro de Pernambués, na capital baiana, onde sete homens foram detidos com quatro fuzis, pistolas, coletes balísticos, munição e drogas.
Fonte: G1-BAHIA