O candidato a prefeito de Belmonte, Iêdo Elias, compareceu à Delegacia de Polícia do município de Belmonte para registrar uma queixa contra Moisés Sant’ana, candidato a vice-prefeito da chapa de Paulinho de Papau. Iêdo acusou o professor de disseminar fakenews nas redes sociais, utilizando um card de campanha adulterado para prejudicar sua candidatura e a de seus aliados. Segundo a denúncia, o card compartilhado em mensagens de uma rede social associava, sem provas, Iêdo Elias, a candidata a vice-prefeita Alice Britto e os candidatos a vereador Luluca da Ambulância e Nan Menezes a um grupo político acusado de ter “afundado Belmonte”. Além disso, no card montado aparece a imagem do Prefeito Bebeto Gama, levando a crer que o candidato Iêdo Elias estaria ligado à atual gestão.
Mensagens que teriam sido postadas pelo candidato a vice-prefeito Moisés Santana usadas para basear a denúncia na delegacia.
Em prints anexados à denúncia que nossa equipe teve acesso, Moisés Sant’ana aparece incentivando o compartilhamento da mensagem, instruindo os participantes a “compartilhar para o povo saber”. No entanto, em uma segunda série de mensagens também apresentada como prova, Moisés responde a questionamentos afirmando que não foi o responsável pela criação do card, e que havia apenas repassado o conteúdo “igual a todo mundo”.
Print de uma segunda conversa apresentada na queixa, o Professor Moisés Sant’ana fala que não foi ele que fez o card e que ele apenas repostou.
Iêdo Elias declarou na queixa registrada que a ação visa exclusivamente denegrir sua imagem e a dos candidatos envolvidos. Em conversa com nossa reportagem ele ressaltou que buscará medidas judiciais para combater a desinformação e proteger a integridade de sua campanha. A queixa de Iêdo segue um movimento iniciado pelos candidatos a vereador Luluca da Ambulância e Nan Menezes, que também registraram queixas semelhantes contra Moisés Sant’ana, reafirmando a gravidade da situação e o impacto das fakenews na campanha eleitoral em Belmonte. O caso agora será investigado pelas autoridades policiais locais e o clima político na cidade segue acirrado.
Fonte: BelmonteNews