Crianças e adolescentes são explorados pelo tráfico de drogas, em Ceilândia, oeste do Distrito Federal. Meninos e meninas são estrategicamente posicionados em uma esquina conhecida como “boca de fumo” e permanecem por longas horas com a função de intermediar a venda de drogas entre traficantes e usuários.
Os menores, conhecidos como “aviõezinhos”, são recrutados pelo narcotráfico em um ponto estratégico localizado a cerca de 35 minutos da Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília. Essas crianças e adolescentes possuem uma jornada diária exaustiva e precisam cumprir metas impostas pelos traficantes, em um cenário de exposição a todo tipo de violência.
De acordo com o Metrópoles, o tráfico de drogas acontece há anos na região. Os jovens recrutados como soldados, aparentam ter entre 8 e 16 anos, e podem ser vistos em esquinas, em grupos ou em cima de bicicletas. A venda dos entorpecentes acontece de forma discreta, entre uma brincadeira ou outra, quando veículos param no endereço em busca das mercadorias ilícitas. Os olheiros fazem o monitoramento dos recrutados pelo tráfico.
Em uma gravação, é possível ver um menino de camisa branca pegando uma porção de drogas no pneu de uma Fiorino. Em outra cena, um adolescente de camisa preta pega a droga escondida em um cesto de lixo e, rapidamente, entrega a uma mulher que dirige um carro prata.
Fonte: BocãoNews