Fotos e vídeo foram enviados a redação do Itapebiacontece denunciando o veiculo oficial da câmara municipal de Itapebi abastecendo em galões num posto de combustíveis na BR-101.
O flagrante aconteceu na quarta-feira, 07 de fevereiro e fora feito no Posto onde a câmara municipal tem contrato para abastecimento, na BR-101 no município de Itagimirim.
Sem qualquer cerimônia, o vereador e frentistas batiam papo normalmente enquanto os galões eram abastecidos no porta-malas do veículo.
Vale lembrar que transporte irregular de combustível em veículos independente de ser particular ou oficial, como encher o porta-malas de galão de gasolina e assim ficar andando pelas ruas ou estradas, caracteriza o crime do art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, sem contar o risco que oferece para transeuntes e vizinhos quando estocados em residências. A multa pode variar entre 5 mil e 20 mil reais.
Denuncia sobre gasto de combustíveis pela câmara
Conforme a denúncia, cabe visar que, o posto que o vereador enche os camburões de combustível é exatamente aquele que fornece combustível para a câmara de vereadores de itapebi, o que eleva a suspeita de que esse combustível fora pago com dinheiro público.
A dúvida continua pairando é sobre o porquê abastecer o tanque do carro da câmara, em seguida abastecer alguns camburões no fundo desse mesmo veículo, diga-se, único veículo oficial da câmara.
Além disso, em novembro do ano passado o presidente editou portaria que pretende diminuir gastos, elevando a redução de combustível como prioridade.
I. Contingenciamento da aquisição de materiais de consumo, salvo aqueles extremamente necessários;
II. Racionalização na liberação dos materiais de expediente e consumo;
III. Controle e a redução das despesas, restringindo-as ao mínimo indispensável ao seu funcionamento regular, evitando-se gastos desnecessários ou considerados adiáveis, com as seguintes despesas: telefonia, água, energia elétrica e demais despesas com aquisição de material de consumo;
IV. Limitação do gasto com combustível;}
Ainda de acordo com a denúncia; todavia, no mesmo mês, os gastos com combustível aumentaram, sendo 1.934,45 em novembro e, supreendentemente, 2.908,70, justamente no mês que a câmara entra em recesso.
A título de comparação, nos meses de julho e agosto, quando também tem recesso, somente foram gastos 658,11 e 256,86, respectivamente.
Como se vê, o consumo de combustível só fez aumentar, mesmo após o normativo da câmara e em pleno recesso, coincidência ou não, num período festivo.
ItapebiAcontece
Com a resposta agora o presidente certinho para onde estava indo este combustível e para quem.