Nesta terça-feira (20), durante a sessão na câmara de Itabuna, o vereador Danilo (UB), comparou a primeira dama da cidade, Andréa Castro a uma cachorra.
O motivo do ataque foi que Andréa Castro em 2022 desistiu de ser candidata a deputada estadual, ao contrário da primeira dama de Ilhéus, Soane Galvão (PSB). Abaixo o vídeo:
A advogada e Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Larissa Moitinho se manifestou sobre a postura do vereador:
“Nos causa tamanha repugnância, quando um vereador, eleito para representar a sua cidade, não possui a postura e linguagem adequadas para demonstrar possíveis insatisfações e adversidades político-partidárias com o gestor executivo atual. Mas nos causa REPUGNÂNCIA e inconteste INTOLERÂNCIA o ato misógino que esse vereador praticou na sessão de ontem. Assistimos, com muita irresignação e lamento, um vereador em sua fala, depreciar uma mulher com história política em nossa cidade, serviços públicos prestados. A violência se deu com pequenez, misoginia e irresponsabilidade. O vereador Danilo não somente foi infeliz e misógino, como agrediu, praticou VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO, contra a primeira-dama da cidade de Itabuna, sra. Andréa Castro”, declarou.
A secretária de saúde de Itabuna, Livia Mendes também condenou a fala do vereador: “ Lamentável essa fala do vereador, comparar uma mulher a uma cachorra é um absurdo. Todas mulheres merecem respeito” declarou.
A ex-presidente do partido UB de Itabuna, Maria Alice também condenou a fala do vereador:
“estou realmente chocada com o pronunciamento do Vereador Danilo, essa comparação é uma falta de respeito, primeiro a sua posição e segundo para a Mulher, isso não pode é não deve acontecer, e passar como se nada fosse, foi um momento infeliz do Vereador Danilo, e encerro deixando um questionamento você Gostaria Danilo, de que sua Mulher, recebesse essa Comparação?”, declarou.
Fonte: Verdinho