EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Itagimirim vivenciaram uma experiência bastante enriquecedora, nesta terça-feira (16/mai). Os profissionais participaram de uma dinâmica elaborada para representar alguns aspectos da realidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em uma sala especialmente preparada, os participantes foram submetidos a vários estímulos sonoros e sensoriais, com diferentes objetos e texturas, para simular as sensações vividas por pessoas autistas no ambiente escolar. Mesmo um momento simples, como a hora do recreio, pode trazer desconforto e medo aos alunos.
Por alguns minutos, a equipe pôde sentir, na prática, algumas das dificuldades vivenciadas por crianças diagnosticadas com o TEA. No final, os coordenadores expressaram as percepções ao experimento e também compartilharam experiências do trabalho diário com esses estudantes.
Com a experiência, os profissionais da Educação podem se aprofundar mais na compreensão do tema e assim, estarem melhor adaptados para tornar o ambiente escolar ainda mais inclusivo.
Governo Municipal de Itagimirim. Uma Nova História!