CIDADES

CIDADES

Itapebi: Foi realizada mais uma edição da Exposição de artes da Escola ACM

quarta-feira

/ Por: ...

 Por: bahiananet.com.br / Marcos Almeida

Nesta quarta-feira (14/12) a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhaes (ACM) realizou mais uma Exposição de Artes com os alunos do (7º - 8º e 9º anos) do Ensino Fundamental. A exposição teve como tema ACM: uma viagem à diversidade Artística nos anos Finais.


Esta mostra teve como objetivo popularizar as obras de artes produzidas pelos os alunos da unidade escolar ACM.


O evento começou por volta de
08h e foi até às 12h, foram realizadas várias apresentações, a árvore das artes, estátuas entre outras.


Esse projeto de artes teve como mentora e orientadora a Profª
FABIANA BARBOSA DE SOUZA e a gestão escolar deu total apoio para que esse evento pudesse acontecer com êxito.


Estiveram presentes no evento, a secretária de Educação Márcia Lopes, a  secretária de Assistência Social Jairene Botelho e diversas outras lideranças.

Esta matéria teve o patrocínio do vereador Vando da Saúde.

Segue na integra as informações do tema abaixo

 

 

3-PROBLEMA: Como os educandos podem se interessar por Artes?

 

 

4- JUSTIFICATIVA: A arte faz parte de nossa vida como leitura de mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal).  E nós   professores na hora da atividade percebemos a necessidade de trabalhar algo na qual os discentes possam explorar e manipular   diferentes materiais, de acordo com isso, este projeto tem o intuito de valorizar o papel das artes visuais   nos Anos Finais, dando espaço para criá-lo e recriá-lo manipulando materiais concretos, expressando sentimentos e tendo contato com manifestações artísticas, a fim de que os educandos irão descobrir um universo amplo. Além de ampliarem sua diversidade artística, desenvolvendo os sentidos e exercitando suas habilidades motoras pós-pandemia.

 

Uma das principais atribuições da arte nos anos finais, é que ela possibilita a ampliação das habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Através da mesma os educandos expressam seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, estão ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea. Dessa maneira o discente apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade artística, ou seja, a capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala sons e outras expressões.


Segundo Eisner, há quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as veem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades. Além disso, [...] “as artes envolvem aspectos estéticos que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura do mundo em termos de cores, formas”.

 

e espaço; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes.” (EISNER, 2008, p.85).

 

5- OBJETIVO GERAL: interessar-se pelas próprias produções, e  a dos colegas e das diversas obras artísticas com as quais entraram em contato, ampliando seu conhecimento no processo cultural e diversidade artística.

 

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.