Uma mensagem falsa está circulando em grupos de WhatsApp com a informação de que a UHE Itapebi está operando com 100% de capacidade, o que poderia causar inundações nos municípios situados no leito do Rio Jequitinhonha. Esta informação é falsa.
A incidência de chuvas observada no nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia nos últimos dias, embora tenha impactado os municípios da região, não se constitui em aspecto que possa alterar o regime operativo da UHE Itapebi, nem justificar qualquer tipo de preocupação das comunidades do entorno do reservatório.
A UHE Itapebi é uma usina de operação a fio d’água, portanto, com capacidade limitada de acúmulo de vazões em períodos de cheia. Assim, praticamente todo o volume de água que chega ao reservatório, segue em direção à jusante de maneira controlada.
A hidrelétrica está operando em condições normais, mantendo constante monitoramento do rio Jequitinhonha, com antecedência suficiente para avisar às autoridades competentes sobre quaisquer anormalidades.
A UHE orienta que informações sobre a operação da usina, seu reservatório e elementos de controle e alerta às comunidades do entorno devem ser coletadas em fontes oficiais e confiáveis.
Canais do Programa de Comunicação Social (PCS)
0800 025 3565 ou (33) 99804-1064
Fonte: Neoenergia