A Secretaria de Assistência Social de Eunápolis está avançando na prestação de serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Diversas são as ações que vêm sendo desenvolvidas nas zonas urbana e rural com o objetivo de garantir os direitos dos cidadãos e atendimento às necessidades básicas.
Na quinta-feira, dia 19, foi comemorado em todo o território nacional o Dia de Luta da População em Situação de Rua. Em Eunápolis, a principal frente de trabalho da rede protetiva para esse público é o Centro Pop, espaço público especializado que conta com uma equipe técnica preparada para oferecer atendimento e acompanhamento psicossocial às pessoas em situação de rua.
Além do Centro Pop, outra rede de atenção é a Casa de Acolhimento, local que oferece acolhida para as pessoas que desejam sair das ruas, guarda de pertences, segurança alimentar, higiene pessoal, higienização de itens pessoais e espaço para descanso, além de diversos serviços de acompanhamento especializado.
Já na quarta-feira, dia 18, foi realizada uma “Ação Social Itinerante” no Projeto Maravilha. A atividade esteve inclusa no cronograma que leva às comunidades rurais diversos atendimentos oferecidos pela pasta.
O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de aproximadamente dez profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, enfermeiros e auxiliares. Foram oferecidos serviços que incluem o cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; encaminhamento para isenção de casamento; auxílios enxovais; enxoval e carteira do idoso.
“Estamos avançando na prestação de serviços assistenciais para o público em situação de vulnerabilidade, conforme solicitado pela prefeita Cordélia Torres. Essa semana foi bastante proveitosa, pois conseguimos realizar diversos atendimentos para elevar a garantia de direitos para nossa população”, frisou o secretário interino de Assistência Social, Ronaldo Carvalho.
SUCOM - Prefeitura de Eunápolis