A Vigilância Epidemiológica de Itapebi foi comunicada no início da noite 18h25m, deste sábado, (12), da morte de mais uma pessoa por covid-19, portanto, a 19ª, é um homem de 42 anos de idade que tinha comorbidade. Estava internado desde o dia 10 de junho no HPP- Nelson Moura Ferreira em Itapebi, onde foi a óbito. A 19ª morte pelo vírus trata-se de Edmilson Macedo de Oliveira, 42 anos e residia no povoado de Ventania na zona rural do município.
A Administração da Prefeitura Municipal de Itapebi mais uma vez presta condolências à família da vítima.
A vigilância epidemiológica de Itapebi (VIEP) emite nota a população Itapebiense, esclarecendo endurecimento no monitoramento dos últimos casos suspeitos e alerta para possível circulação de uma nova variante em nosso município.
Na nota a vigilância epidemiológica reforça que é extremamente necessário que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações.
Ultimamente está sendo natural observar os bares no município de Itapebi com aglomeração de pessoas fazendo uso de bebidas alcoólicas, veículos de som e sem nenhuma preocupação com o número de mortes no pequeno município. Também é observado que não somente os bares fazem pouco caso dos decretos bem como muitas pessoas também aglomeram em frente suas residências com equipamentos de som alto e vasto consumo de bebidas alcoólicas.
Vale salientar que Itapebi é uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e já morreram pela Covid-19, dezenove pessoas e somente neste ano 2021, 12 perderam a vida com essa doença, quase o dobro de todo o ano de 2020 e isso não inibe a imprudência de muitos.
Dessa forma acredita-se que os esforços dos profissionais de saúde e dos governos estão sendo ignorados pelos que não acreditam na letalidade da doença.
Leia integra da Nota da Vigilância Epidemiológica do município de Itapebi
A vigilância epidemiológica de Itapebi, juntamente com a secretaria municipal de saúde e todos os profissionais de saúde, esclarece que está monitorando os casos suspeitos e confirmados da covid-19 no município, e investigando a possível circulação de uma nova variante. Apesar das características de alta transmissibilidade e casos de reinfecção, ainda não é correto afirmar de que se trata da presença de uma nova variante no município. A vigilância epidemiológica reforça ainda que é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações. Além disso, é importante que a população venha aderir à vacinação, uma vez que esse é o meio mais seguro e eficaz de prevenção para diversas doenças infecciosas, principalmente contra a covid-19. A não adesão à vacinação pode acarretar na persistência da covid-19 na região, bem como fazer com que as enfermidades readquiram força de transmissão e agravem os quadros da doença. Portanto, é necessário que todos se vacinem quando houver disponibilidade para seu grupo de idade.
Galileu Barbosa Costa - Coordenador da Vigilância Epidemiológica
Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi
* - Galileu Costa Barbosa é Biomédico, Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutor em Microbiologia
ItapebiAcontece