Por: Bahiananet.com.br
Na manhã deste sábado (12-06-2021) nossa equipe de reportagem esteve visitando o lixão municipal de Itapebi. O intuito dessa visita ao lixão foi para ver de perto o trabalho dos catadores de materiais recicláveis que vivem dentro do lixão realizando esse trabalho para sobreviver, todos os dias eles fazem o recolhimento desse material reciclável para vender e adquirir uma verba para sustentação do seus familiares.
Nossa equipe esteve conversando com alguns catadores de reciclagem.
PACIÊNCIA - Eu trabalho no lixão a mais de 19 anos catando material reciclável para sustentação de minha família. Criei meus filhos através de materiais de reciclagem encontrados aqui dentro desse lixão. Estou triste é de ver alguns lixões sendo desativados em alguns municípios, nós sabemos que iremos passar por dificuldades por que nem só eu, como outros têm o lixão como fonte única fonte de renda, aqui que nós tiramos nosso sustento todos os dias.
LIA - Rapaz, hoje estamos aqui no lixão catando produtos de reciclagem para sobreviver por o ganho que nós temos que é o bolsa família não dá para manter nossas casas. Hoje posso dizer que tiro meu sustento aqui do lixão por que consigo de 200 a 400 reais com a venda dos materiais. A minha maior preocupação é quando esse lixão acabar. Como iremos sobreviver?
ROMÁRIO - Hoje o único trabalho que temos por enquanto é esse de carta reciclagem para vender para poder manter a família. Porque que sabemos que emprego está difícil e nós pais de filhos sabemos o quanto é difícil chegar meio dia, a noite e manhã e os nossos filho procurar algo para pode comer e não ter. Hoje eu tiro meu sustento daqui do lixão.
A reportagem do bahiananet.com.br esteve ainda olhando também onde é descartado e incinerado os lixos hospitalar e constatamos que é em local diferente do lixo domiciliar.